domingo, 14 de abril de 2013

Porque o Brasil importa petróleo?

Porque importamos petróleo em grande quantidade se nós temos petróleo?

O que nos falta são refinarias!

As refinarias são estruturadas para processar o petróleo e obter uma grande variedade de derivados. Entre os principais produtos estão a gasolina, óleo diesel, gás liquefeito, querosene para aviões a jato, querosene para iluminação, solventes, lubrificantes, coque de petróleo, resíduos e parafinas.

Então, basicamente, o Brasil exporta o petróleo bruto e importa derivados. A companhia estatal Petrobras exporta principalmente petróleo e óleo combustível e compra petróleo, diesel e gasolina.

Com o crescimento acelerado na demanda por combustíveis, devido a um aumento na frota de carros flex fuel e pelos preços mais competitivos do combustível frente ao álcool na maior parte do país, as importações da Petrobras cresceram e as exportações caíram.

Não é atoa que a Petrobras está com suas contas sufocadas. Ela precisa comprar gasolina no exterior por um preço mais alto (veja a 4ª tabela abaixo!) para dar conta de abastecer esse crescente mercado interno.

O fato é que estamos cada vez mais longe da autossuficiência em petróleo e derivados.

As tabelas sobre Exportação e Importação do petróleo no Brasil, apresentadas abaixo, foram retirados do site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário