terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Qual é o maior exportador de carne bovina do Mundo?

Sim. Somos nós.

Desde 2004 somos o maior exportador de carne bovina do Mundo!

Nossa carne bovina tem um custo altamente competitivo no mercado internacional. Mas como todos os países, nos últimos anos, tivemos um aumento nos custos de produção, processamento e distribuição, assim como a necessidade de investimento nas áreas de segurança alimentar e rastreabilidade.

O título da principal notícia (por sinal americana) que me baseei para escrever este post é: “Carne brasileira: A China da América Latina? ” Confesso que achei interessante. (rs)

Temos uma enorme influência no mercado internacional de carne bovina assim como a China tem sobre produtos como carne suína e aves. Por isso do grandioso tiítulo. E sabemos, que nos dias de hoje, podermos ser comparados com os chineses, em termos de economia, nem que seja um pouquinho é um luxo, não é?

É extremamente prazeroso quando converso com estrangeiros e vejo que a forma como o Brasil é visto lá fora vem mudando. De um país subdesenvolvido desconhecido no mapa para um país grande, com uma agricultura rica e com a economia se fortalecendo. E muito dessa nova visão se deve à pecuária.

Acredita-se, que em 2020, o Brasil abastecerá cerca de 45% do mercado mundial de carne bovina. Para os mais otimistas esse percentual pode chegar a 60%.
Nos últimos 50 anos, a carne bovina brasileira aumentou de 1,3 milhões de toneladas para mais de 9 milhões de toneladas. Estamos somente atrás dos Estados Unidos, que produz cerca de 11,4 milhões de toneladas. 



Agora você se pergunta, se os EUA é o maior produtor por que ele não é o maior exportador?

Pois bem, ele também é o maior consumidor de carne bovina de Mundo. (rs)


Fonte: http://www.globalmeatnews.com/Analysis/Brazilian-beef-The-China-of-Latin-America